Thursday 4 June 2009

Tenho saudades das árvores

Tenho cada vez mais saudades das árvores. Tenho saudades de estar sentado sobre uma erva rasteira, de estar rodeado de árvores altas e frondosas e de todo o tipo de insectos - formigas, pequenas aranhas e outros bichos microscópicos. Tenho de saudade de tocar num tronco enrugado, de sentir a áspera casca que protege a árvore. Tenho saudade de ver pedras, grandes ou pequenas, tanto faz, de pegá-las e atirá-las para o vazio. Qualquer dia passo uma tarde num pinhal a descansar no automóvel. Só falta mesmo uma companhia decente para estar a conversar.

Já estou farto de tanto cimento e alcatrão. Tenho vontade de viver numa pequena localidade, ou numa cidade única, como por exemplo Veneza ou Innsbruck.

Veneza é a cidade onde os prisioneiros e os doentes são levados para as prisões e hospitais, respectivamente, de barco. Deve ser extraordinário observar tal acontecimento. Veneza é a cidade onde os barcos enlaçam as cordas em paus de rebuçado listrados de vermelho e branco. É a cidade onde se ouve música clássica por todo o lado. Espectacular.

Innsbruck é uma cidade rodeada de montanhas, sempre com topo coberto de neve. Os abetos que começam a ficar acastanhados em meados de Setembro, começam a condizer com as janelas ou mesmo com alguns hóteis construídos em madeira. É concerteza uma cidade maravilhosa.

Se pudesse escolher um local para viver destas duas cidades, não saberia escolher.

No comments: