Sunday 7 March 2010

Cryptomnesia

Em que se torna os amores perdidos e os sonhos não atingidos quando alguém sabe que pode ter uma doença muito grave? Talvez se tornem em princípios de caminhos que avistamos no horizonte no meio de pradarias e que jamais conseguimos alcançar. Talvez as pessoas mais optimistas circundem os caminhos com campos verdes e extensos que terminam no horizonte, e as pessoas menos optimistas vejam um terreno árido e gretado.

Um sentimento de dormência começa a inundar o corpo de cada um, conquistando cada poro, cada pêlo do corpo e o coração continua a bater, dizendo que ainda aqui está e ele será a última pessoa a calar-se. Todos esses sentimentos serão sempre terminados por um suspiro, porque o caminho que cada um percorre, embora esteja muito longe do desejável, será sempre o caminho que lhes pertence e a coragem terá que se manter sempre e a luta pela vida extende-se até ao coração.

Neste momento, António decide que precisa sentir-se intensamente e apetece-lhe fumar um bocado de marijuana. "Bolas, não estou na Jamaica. Eu desconheço este mundo e não sei aonde em Lisboa posso arranjar um bocadinho de erva." Num súbito momento lembra-se que talvez o Bairro Alto seja o melhor local. Ele olha para o relógio e repara que batem neste momento 23 horas e o tempo chuvoso suspendeu-se para essa noite. Ele lança-se à rua à procura de si mesmo, mete-se no carro e obstinadamente vai até ao Bairro Alto.

Num tempo "desfriado" e aquecido pela chuva recentemente terminada, ironicamente protege-se do frio e percorre os cantos dos prédios do Bairro. "Com este tempo vai ser difícil encontrar alguém." - ele pensou para si próprio. Andou esquina a esquina e apenas encontrou alguém a vender haxixe. "Foda-se, não é isto que quero. Isto aqui não me atrai." - pensou.

- Será que não me arranja marijuana ou conhece alguém aqui que a venda?
- Neste momento o "bro" que anda aqui a vender essas coisas não está cá. Anda com a irmã doente.

"Talvez um bocadinho de marijuana ajude a irmã a curar-se", ele pensa mas teve o bom senso de não dizer. António sorriu então um bocado e disse:
- Obrigado. Fica para a próxima.

Como António desconhece aonde se pode comprar marijuana noutros sítios em Lisboa, mete-se no carro e retorna a casa. Já numa viagem mais calma e por ter perdido outro caminho, de janela fechada, a estrada, a luz do passeio e dos outros automóveis, mais a pequena e leve chuva que volta a cair acompanham-no.

Embrulhou-se na colcha e com o computador nos joelhos começa a ouvir a música no YouTube. Música a música percorre todos os nomes que conhece e que desconhece, deixando-se levar pelo tempo e pelas notas, suspira e acaba por adormecer.


Cryptomnesia

No comments: