Sunday 23 March 2008

Pão Ázimo - Miguel Torga

-Sim... Perdão... Sim... Mas não posso:
Murmuro o padre-nosso
E tenho medo e vergolha!...
Sim... Perdão, Padre... Perdão...
É pecado!...

Pedir!... Pedir o meu pão!...
Uma boca não pede o que lhe é dado!
Sim!... Prometo e comprometo
A minha Fé!...
Mas, ó Padre, quem é...!?
Ah! Não... Não, Padre... Perdão...

- E vem a morte...
- Pois vem...
- E o inferno...
- Também...
Vai pedir o perdão a tua Mãe,
E a teu Pai...
Vai...

- Ninguém me perdoou, Padre, ninguém!
Nem meu Pai, nem minha Mãe!...
Dizem no mesmo tom
Que nem sou mau nem sou bom!...
Não me aceitas disforme,
Mas conforme!...

- Pecador! Faz penitência...
- Já fiz sangue nos joelhos!...
- Faz penitência...
- Já tenho os olhos vermelhos!...
Já dei murros nos ouvidos!...
Já matei os sentidos!...

- Faz Penitência...
- Perdão, Padre! Perdão!...
Mas não!...
Já fiz tudo o que podia!...
- Tem paciência!...
Faz penitência
Mais um dia...

No comments: